2005-11-29

Filipe La Féria e Lewis Carroll

Diz-nos o Jornal de Notícias de hoje:

"Obra-prima de Lewis Carroll foi transformada em musical por Filipe La Féria. Espectáculo apresentado em exclusivo ao público das escolas, só pode ser visto pelos restantes espectadores a partir de 8 de Dezembro

Mal estreou o novo musical de Filipe La Féria, "Alice no país das maravilhas" já tem sessões esgotadas até ao próximo mês de Dezembro.

A obra-prima de Lewis Caroll inspirou um novo espectáculo do "mago" português dos musicais que, desta vez, e pensando na época festiva que se aproxima, pensou exclusivamente num público mais jovem. E este aderiu em massa à nova proposta, esgotando as duas sessões de estreia de ontem, pelas 11 e pelas 15 horas.

Embora o espectáculo tenha o nome de Alice, o que ficou gravado na memória dos jovens espectadores foi a figura do Coelho, sempre muito assarapantado, aflito com as horas, que passa o tempo a sair do palco e a partilhar com a assistência as suas preocupações pelo facto de estar atrasado.

"O coelho é muito engraçado. Mais engraçado do que no livro. Antes de virmos ver a peça, a nossa professora esteve a ler a história da Alice para a gente ficar a saber do que se tratava. Mas no teatro é muito mais engraçado". O Gonçalo, da Escola Básica de Couceirinha, Leiria, uma das escolas presente na sessão de estreia, não cabia em si de contente no final da peça e partilhava com os colegas de turma a gestualidade do coelho com o seu relógio gigantesco. Também a Carla elegeu o coelho como a personagem mais popular. Mas confessou que gostou muito do vestido de Alice.

Com música de António Leal, "Alice no país das maravilhas", que Filipe la Féria leva ao palco do Teatro Politeama, carrega a marca inconfundível do encenador e produtor que neste novo projecto lança mão ao uso das novas tecnologias cénicas. Um vídeo tridimensional recria os efeitos mágicos da peça que, no caso, foram concebidos por Marta Anjos e Carlos Guerreiro, artefactos estes que criam grande impacto visual.

Um elenco de cantores, actores e artistas de circo interpretam "Alice no país das maravilhas" entre os quais Cátia Garcia, a grande revelação de "Amália", Carla Pires, a jovem fadista actriz que também, interpretou "Amália", Sérgio Moreno ("Jasmim ou o sonho do cinema"), os cantores líricos Tiago Isidro e Sofia Cruz, entre muitos outros."