As edições ASA acabam de publicar um livro comemorativo dos 25 anos de vida literária de Álvaro Magalhães, intitulado O Brincador. Diz-nos o editor: " Considerado um dos mais importantes escritores da sua geração, Álvaro Magalhães completou, em 2005, 25 anos de vida literária, iniciada em 1982 com a publicação de História com Muitas Letras (edição revista e actualizada sob o título O Circo das Palavras Voadoras, Edições ASA, 2001).Assinalando esta efeméride, a ASA orgulha-se de apresentar uma obra antológica, intitulada O Brincador, onde se reúne grande parte da produção poética do Autor. Para além de cinco inéditos – “O Brincador”, “Animais de Estimação”, “O Nada”, “Brincadeira” e “Para que serve a Poesia?” – esta edição inclui textos retirados de Isto é que foi Ser! (1984), O Reino Perdido (1986) e O Limpa-Palavras e Outros Poemas (2000), tendo alguns destes sido levemente reescritos.
Constituindo uma edição especial comemorativa de tão importante marco na carreira de um dos vultos cimeiros da actual literatura portuguesa para crianças e jovens, a obra inclui ilustrações da autoria de uma figura de projecção igualmente invulgar no contexto da cultura portuguesa, designadamente no das artes plásticas – José de Guimarães, pintor e escultor de (re)conhecidos méritos, nacional e internacionalmente."
Aproveito para lembrar que Álvaro Magalhães é o escritor convidado da 8ª edição dos Encontros No Branco do Sul as Cores dos Livros. A 10 de Março, terá assim oportunidade de ouvi-lo e conversar com ele em Beja, bem como de assistir a um vasto leque de intervenções sobre a sua obra. Pode consultar aqui o Programa detalhado.